Etnografia

Num território tão pequeno mas com tantas etnias – cerca de 40 – é difícil falar delas de uma forma geral. Nos locais por onde andei, conheci especialmente duas etnias.

Os Balantas
Apesar de existirem vários grupos de Balantas (de Fora, Quentohe, e outros) a sua diferença reside apenas no dialecto. O seu território é essencialmente a Norte do Rio Geba (Oio) e Sul do Rio Cacheu.
Vivem em sociedade patriarcal, regidos por uma monarquia em que o chefe religioso é independente do chefe social. O chefe religioso sobrepõe-se ao chefe social.
Dedicam-se à caça – fazem batidas com paus, pedras, catanas, arcos flechas e lanças – e à agricultura – cultivam a “mancarra” (amendoim) e o arroz. Antes de saírem para a caça devem rezar.

Os Biafadas
Vivem em sociedade monárquica em que o chefe religioso é escolhido pelo povo, pelas suas qualidades e estudos.
São essencialmente agricultores e o seu território é sobretudo a Sul do Rio Geba (Quinara).

É pois sobre eles que revelarei aquilo que me foi transmitido em plena tabanca e de uma forma recatada, pois a maior parte dos assuntos são considerados do foro religioso ou mesmo  tabu e de caráter fechado. A tribo não permite a  divulgação dos seus segredos mágicos a elementos estranhos.
Os pequenos textos relacionados com os items Casamento, Culto e Morte, não têm valor científico mas meramente documental e são o resultado de conversas com anciãos – “homens grandes” – nas quais por vezes tive sérias dificuldade de comunicação apesar de bem tentar “arranhar” os seus dialectos e acabarmos a gesticular ou fazer desenhos no chão quando não havia papel.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: